Engenharia Civil desenvolve ponte de macarrão que suporta mais de 200 quilos

Parece algo incomum, mas entre os acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) é tradição. Construir uma ponte através das técnicas aprendidas em sala de aula utilizando como base o macarrão foi a proposta do professor Francisco Gonçalves aos estudantes do 9° semestre. Quanto mais peso a estrutura suportar, mais bem executado está o trabalho. 
A atividade ocorre em diversas Universidades do país e a cada ano a expectativa para quebrar o recorde é maior entre os acadêmicos. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) lidera a disputa, com uma estrutura que suporta 234 quilos. 
Neste ano a ponte montada pelos estudantes da UCPel pesou 2,440 quilos e suportou uma carga de 208 quilos. O grupo, formado por sete alunos, superou a conquista do ano anterior, que alcançou a marca de 188,2 quilos. 
De acordo com o regulamento estabelecido pelo concurso, os integrantes do grupo executaram uma ponte estilo treliça com dentes de gerber. Os acadêmicos salientam que os cálculos executados, a qualidade do material utilizado e os fatores de segurança foram os diferenciais para a conquista. Juntamente com o trabalho prático, os estudantes entregaram um relatório com todos os dados do teste destrutivo de pontes de macarrão. 
Segundo o professor responsável pelo desafio, este tipo de atividade estimula os alunos e prepara para a prática de mercado. “O diferencial da UCPel é ter alunos que desde o início estagiam na área e docentes que são experientes no mercado de trabalho, e, através disso, conseguem levar para dentro da sala de aula a vivência da atuação profissional”, comenta Francisco Gonçalves.  
Para o acadêmico Sidnei San Martins, o trabalho representa uma escala real de tudo que foi aprendido em sala de aula. “Conseguimos ter uma visão ampla dos nossos conhecimentos e desse modo transformamos eles em realidade. A dinâmica da prática nos ajuda a fixar a aprendizagem”, destaca.
Além de Sidnei, o grupo também era composto pelos estudantes Hédna Quadros, Fernanda Vaz, Jorge Ramaje, Gustavo Wally, Lucas Radatz, Marcelo Pinto Rezende e Roger Beltrão Carré.
Vestibular de Inverno 2017
Permanecem abertas as inscrições para o Vestibular de Inverno da UCPel. São ofertadas vagas para os cursos Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito (manhã e noite), Engenharia Civil, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. O processo seletivo ainda possui cinco datas disponíveis para a realização de uma prova de redação. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de julho. Mais informações podem ser obtidas em ucpel.edu.br/vestibular.   
Redator: Rafaela Rosa

foto da notícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *