Acadêmicos da Engenharia Civil organizam participação no Concrebol 2019

918  18 de setembro de 2019

Acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participarão da 16ª edição do Concrebol durante o 61° Congresso Brasileiro do Concreto. O evento será realizado em Fortaleza (CE), entre 15 e 18 de outubro, e propõe a construção de uma bola de concreto simples com materiais e dimensões pré-estabelecidos que seja capaz de desenvolver uma trajetória retilínea.

A atividade implica um processo de avaliação composto por três etapas. A primeira analisa se há a utilização dos parâmetros de peso e medidas exigidos. Na sequência, é realizada a simulação de um jogo de futebol em que é verificada a capacidade de a bola rolar pela trajetória quando impulsionada por um pêndulo. O objetivo é fazer o gol. Já a última prova testa a resistência do concreto, uma das principais avaliações do processo.

Segundo o capitão da equipe, acadêmico Maikon Pires, o grande desafio no período de preparação foi encontrar um traço que se adequasse, ou seja, que fosse resistente e leve ao mesmo tempo. Encontrar uma forma que suportasse os concretos propostos também foi uma grande dificuldade. “Mas após muito trabalho conseguimos alcançar a medida da bola que ficasse dentro dos nove quilogramas de massa permitidos”, explica.

Atualmente, a equipe está realizando processo de cura e lapidação das esferas, que se encontram dispostas em câmara úmida imersa em água com temperatura ambiente. O próximo passo será a lapidação de algumas arestas e, por fim, a realização de uma camada de cobrimento para uniformizar as bolas.

Para o orientador da equipe, professor Celso Pedreira, a participação dos acadêmicos caracteriza uma grande vantagem no processo de formação. “Esse tipo de atividade proporciona ampla experiência em materiais, tecnologias de concreto, resistência e peso, e isso com certeza faz toda diferença”, avalia.

Esta será a segunda vez que a Universidade integra a competição. Na edição anterior, os alunos alcançaram o segundo lugar. Além de Maikon Pires, Jonathan Feddern, Marcelo Gonçalves e Omar Junior compõem a atual equipe, sob orientação do professor Celso Pedreira.

Redação: Helena Rocha